Sean Ellis: saiba tudo sobre o criador do growth hacking

Sean Ellis, o fenômeno do marketing, é fundador e CEO da GrowthHackers.com, é uma das principais autoridades em growth hacking e alavancagem de negócios do vale do silício, também é conhecido como “pai do growth“.

Ele criou o termo “Growth Hacking” para descrever o processo usado pelas organizações de hipercrescimento como: Facebook, Airbnb, Uber e Amazon.

Autor do livro Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido, livro que já possui tradução para o português, disponível nas principais livrarias do país. 

Sean Ellis liderou diretamente o crescimento no Dropbox, no LogMeIn, no Lookout e no Eventbrite, além de fornecer treinamento e workshops para algumas das empresas que mais crescem no mundo. 

Construiu a maior comunidade mundial de profissionais de growth, a GrowthHackers.com, fornecendo serviços de consultoria e um software de gestão de projetos para implementar os processos de crescimento ágil nas organizações.

Continue acompanhando a trajetória de sucesso do “Pai do Growth” e como a sua metodologia tem ajudado a pequenas startups e empresas já consolidadas na alavancagem de resultados. 

Segue leitura!

Growth Hacking: o método desenvolvido por Sean Ellis

O growth hacking é uma metodologia que se vale de um processo de testes, experimentos e melhorias contínuas para alavancar a curva de crescimento de um negócio.

Segundo Sean Ellis, a estratégia pode unir várias áreas da empresa como os setores de marketing, vendas, produto, operações, atendimento ao cliente e tecnologia.

Sean Ellis - Escopo do growth hacking
Imagem: Growth Tribe Blog

O processo de growth hacking cria hipóteses específicas para encontrar oportunidades de crescimento a partir de uma rápida experimentação.

Após o teste é feita uma análise que revela se o experimento deve ser ampliado ou descartado em detrimento de outro.

O growth hacking é um processo contínuo de quatro fases:

  1. Análise
  2. Ideação
  3. Priorização
  4. Teste

Ao avançar pelo processo, os envolvidos no projeto de growth, vão acumulando pequenas e grandes vitórias, criando uma série de aprendizados que no decorrer do tempo se transformam em resultados cada vez melhores.

Se você quer entender na íntegra como o processo de growth funciona, não deixe de conferir meu artigo completo sobre Growth Marketing.

Trajetória profissional de Sean Ellis

sean-ellis-trajetoria-profissional

Empresário, investidor anjo, consultor de startups e fundador da comunidade GrowthHackers.com

Ellis ocupou cargos de liderança de growth marketing em empresas como Dropbox, Qualaroo, LogMeIn, Uproar, Eventbrite e Lookout.

Abaixo deixo um breve resumo da sua passagem nas principais empresas do mundo, confira.

Case como Head of Growth no Dropbox

Primeiro profissional de marketing no Dropbox. Trabalhou com o CEO durante os primeiros seis meses após o término do beta privado para construir uma base sólida de crescimento com base em dados, experimentos e foco do cliente.

Com as estratégias de referral marketing o Dropbox foi capaz de alavancar a base de clientes e se tornou o negócio SaaS mais rápido a alcançar uma taxa de receita de US $ 1 bilhão.

Case como Executivo Interino de Growth no Eventbrite

Após dois anos de crescimento moderado, trabalhou com o CEO do Eventbrite para iniciar um período de rápida aceleração do crescimento da empresa, iniciada no final de 2008.

Sua passagem no Eventbrite também se tornou um case de sucesso, guiando e acompanhando o funil de crescimento e pesquisa qualitativa para resolver problemas de conversão que eram fundamentais para escalar canais de aquisição de clientes.

Sean ajudou a criar cultura de experimentação de crescimento impulsionada por dados.

Eventbrite alcançou uma avaliação de US $ 1 bilhão no início de 2014.

Case como Head of Growth na Lookout

Sua história na Lookout não foi diferente, uma empresa de software de segurança mobile que agora protege mais de 50 milhões de dispositivos móveis.

Trabalhou com o CEO para criar os processos e sistemas fundamentais de crescimento para impulsionar e escalar o negócio no ecossistema Android.

A Lookout alcançou uma avaliação de $ 1 Bilhão em 2014, mais um IPO na história do Pai do Growth.

Case como Founder e CEO da Qualaroo

Fundador e CEO da Qualaroo, um software SaaS que criava pesquisas qualitativas para entender mais sobre o cliente ideal de acordo com as interações dentro de um website ou aplicativo.

O negócio gerava milhões de dólares em receitas recorrentes e tinha como clientes grandes empresas como Uber, Starbucks, Spotify, Burger King e ebay.

Negócio extremamente rentável que foi adquirido em 2016.

Autor do livro Hacking Growth

livro hacking growth

Sean Ellis é o autor do livro Hacking Growth, que também contou com a participação de Morgan Brown.

O livro é um manual acessível e prático que as equipes e empresas de todos os setores podem usar para aumentar sua base de clientes e participação de mercado.

Este livro orienta os leitores no processo de criação e execução da estratégia de growth hacking. Leitura recomendada para CEOs de startups, profissionais de marketing e vendas.

A edição brasileira também contou com um prefácio especial escrito pelo Diego Gomes, CMO da Rock Content e Fundador da 12 Minutos. Caso queira se conectar com o Diego no Linkedin, clique aqui.

O livro Hacking Growth está dividido em 2 partes:

  • Parte 1: O método
  • Parte 2: O guia do growth hacking

Conta também com 9 capítulos divididos em:

  1. Como montar uma equipe de crescimento
  2. Como saber se seu produto é “must-have”
  3. Como identificar suas alavancas de crescimento
  4. Testando em um ritmo acelerado
  5. Hacking para a aquisição
  6. Hacking para a ativação
  7. Hacking para a retenção
  8. Hacking para a monetização
  9. Um ciclo virtuoso de crescimento

O livro tem uma pegada de marketing bem interessante, percebemos vários conceitos durante a leitura e um deles é o famoso 4P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção).

Para finalizar esse tópico sobre o livro.

Na leitura você irá encontrar vários cases de sucesso, uns já famosos e outros de empresas não tão conhecidas no mercado.

Além dos conceitos básicos de growth hacking (que você encontra até na internet) e alguns “hacks” ou táticas de marketing, como queira chamar, aplicados ao funil pirata (AARRR).

Lições de Sean Ellis para fazer seu negócio crescer

Toda empresa que se preza tem uma equipe ou está procurando contratar um profissional growth hacker.

Se você quer desenvolver as habilidades de um growth hacker, confira o post que vai nortear sua jornada profissional no mundo dos GH’s.

Empresas como Uber, Dropbox e Airbnb atraíram centenas de milhões de usuários e avaliações multibilionárias enquanto dificilmente gastam um centavo com o velho jeito de fazer marketing.

É uma ciência, praticada por gerentes de produto, engenheiros, designers e analistas de dados, mais do que profissionais de marketing.

Agora que você conheceu a história do profissional que deu origem ao termo growth hacking, chegou a hora de aprender três coisas que as empresas de alto crescimento fazem.

Lição 1. Ame os que te amam e esqueça o resto

O novo ceticismo no mercado dos chamados “unicórnios“, startups com valor de bilhões de dólares, mostrou que focar exclusivamente em números para crescimento de curto prazo não é uma estratégia vencedora.

Os investidores foram alertados pelo número de IPOs superimpostos, como Zynga, Twitter e Groupon, cujos preços das ações caíram de forma dramática para ficar bem abaixo dos preços de emissão.

Assim, as empresas não podem mais se concentrar em clientes para os quais seu produto é “bom de se ter“.

Em vez disso, você só deve se concentrar naqueles que fazem de você um “tenho que ter“, diz Ellis.

Isso significa que você não está perdendo tempo tentando consertar falhas para os clientes que estão indiferentes ao produto.

Na verdade você estará se concentrando naqueles que amam seu produto.

Quando uma empresa realmente chega na “experiência essencial” que faz você ser único e valioso para as pessoas”, os clientes começam a indicar o produto para seus amigos e você pode encontrar novas formas de monetizar e adicionar recursos premium.

Lição 2. Experimente, experimente, experimente

“Os growth hackers não adivinham. Eles testam.” 

Sean Ellis

Eles testam cada variável na experiência do usuário – o copy na página, os passos para se inscrever, todos os elementos de design – para encontrar a combinação vencedora.

Passar de um ou dois testes por mês para dois ou três testes por semana em um “processo rigoroso” é o “maior preditor de crescimento”, diz ele.

Lição 3. Crie comunidades leais cujos membros se tornarão seus profissionais de marketing

No momento em que Ellis deixou o provedor de serviços de conectividade remota LogMeIn, uma empresa com a qual ele estava desde o lançamento, avaliado na NASDAQ em US $ 2,75 bilhões, 80% dos clientes vinham do boca a boca.

Seu exemplo atual favorito é a Loot Crate, uma empresa de assinatura (e cliente da GrowthHackers.com) que recentemente foi nomeada como a empresa de crescimento mais rápido da América.

A empresa aumentou as assinaturas para 650.000 por mês, expandindo sua oferta para um videogame interativo mensal, uma revista de 24 páginas e vídeos roteirizados, tudo para fãs ansiosos nas mídias sociais.

Eles foram capazes de construir esta comunidade em torno do produto, eles construíram uma onda de “evangelistas”.

O que você achou da trajetória e das lições do Sean Ellis? Entenda que o Growth está além dos hacks milagrosos, pois é uma metodologia de experimentos e um mindset de crescimento.

“O growth hacker é o profissional que tem como foco o crescimento baseado em métricas.”

Sean Ellis

Em outras palavras, o profissional de growth trabalha para alavancar um negócio por meio da ciência de dados, marketing, tecnologia e processos bem estruturados.

E você, costuma usar o growth hacking para alavancar os resultados do seu negócio?

Independente da sua resposta, vem seguir o perfil do meu novo projeto @cientistadogrowth.

Se você quer aprender sobre growth, marketing e estratégias digitais lá é seu lugar!