5 métricas de marketing que não significam o que você acha que fazem

Será que seus esforços de marketing são tão bons quanto sua capacidade de medição?

A última coisa que você quer fazer é gastar uma tonelada de recursos para desenvolver uma estratégia de marketing para seu público sem saber como ela está funcionando.

E parte da avaliação do desempenho de uma campanha é garantir que você esteja olhando as métricas de marketing corretas.

Digamos que você preparou um jantar para sua família. Você não determinaria se a refeição foi boa pela quantidade de tempo que você gastou fazendo, correto?

Você provavelmente levaria em consideração o quanto que os convidados comeram, o tipo de feedback que eles deram e se eles pediram mais.

Se você quiser aproveitar ao máximo as tendências do novo jeito de fazer marketing e realmente melhorar seus esforços, você deve monitorar seu progresso e definir os objetivos corretos. Isso requer métricas que sejam úteis.

Aqui estão cinco métricas de marketing comuns no ambiente digital que não significam necessariamente o que você acha que elas fazem – e como fazer melhor:

1. Número de ações sociais

A mídia social é uma das principais táticas de distribuição de conteúdo, mas confiar apenas nos totais de compartilhamentos, provavelmente, você não vai descobrir muitas informações úteis sobre essa distribuição.

Para que os números de distribuição social sejam úteis, você precisa cavar esses compartilhamentos. Quem está compartilhando o conteúdo? Em quais plataformas?

Examine o que esta informação lhe indica sobre o seu público, o seu conteúdo, a publicação que você forneceu ou qualquer outra coisa além da sua “popularidade”.

Toda essa informação é mais valiosa para o seu plano de distribuição do que o número total de ações.

2. Número de seguidores

Um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo é a construção e nutrição de comunidades online, ajudando pessoas que conhecem seu conteúdo. Essas comunidades de público são poderosíssimas!

Não tenha como objetivo principal um seguimento de 1 milhão de pessoas que provavelmente vai impulsionar mais o seu ego do que oferecer valor real ao público.

A verdadeira influência não é medida por quantas contas seguem a sua, é medido pelo engajamento.

E como vemos o alcance orgânico em certas plataformas diminuindo a cada dia, é importante lembrar que simplesmente ter uma abundância de seguidores não garante que você vai distribuir o conteúdo para as pessoas certas.

3. Consciência da marca

Não vou negar que conseguir colocar a marca na frente da sua audiência é importante para abrir a porta da percepção.

No entanto, a “consciência da marca” com objetivo de ser apenas conhecida é bastante vago, o que torna um KPI fraco.

Você precisa saber por que a consciência de marca é importante e como você planeja medi-la, então trabalhe a partir dessas questões.

Para atender a qualquer tipo de objetivo comercial significativo, você precisa de pessoas que confiam em você o suficiente para agir em defesa da marca.

A confiança não é o resultado de alguém simplesmente estar ciente de você – embora seja um bom primeiro passo. É construído através de uma série de pontos de contato que você trabalha de forma consistente, muitas vezes através do conteúdo.

Então, defina objetivos menores e específicos de conteúdo, que você acredita que serão contribuintes na consciência da marca.

4. Tempo no site

Preciso declarar o óbvio aqui? Mais ou menos tempo em seu site não é necessariamente indicativo de uma ação positiva de seus visitantes ou mesmo uma impressão positiva do conteúdo que eles estão vendo.

Você poderia argumentar que mais tempo significa que os visitantes estão consumindo mais conteúdo. Mas sem rastrear esse comportamento, tudo o que você tem são os seus pressupostos.

Se você também não monitorar e analisar quais as páginas que os visitantes acessam, de onde eles estão vindo, ou o que os convertem, o tempo no site não dará muita luz ao desempenho.

5. Tráfego do site

Obviamente, é encorajador ver as pessoas chegando no seu site, mas se o seu objetivo é apenas muitas visitantes todos os meses, isso é uma espécie de objetivo superficial.

Examinar o tráfego do site sem olhar mais de perto de onde vem esse tráfego e o que os visitantes fazem quando chegam não vai contribuir muito.

Pense nisso desta maneira: você quer fazer uma festa, mas os convidados são pessoas que não te conhecem. Você gastaria seu dinheiro em comida e bebida com pessoas que não te reconhecem?

Você quer que as pessoas certas venham até você e se envolvam com o conteúdo certo, e isso exige uma visão mais próxima das origens e do comportamento das pessoas no site.

Conclusão

Agora, não me interprete mal. Você provavelmente se beneficiaria com todas essas métricas de marketing. Lembre-se de cavar profundamente e realmente perceber o contexto em torno de cada uma para entender completamente o seu desempenho.

Caso contrário, essas métricas podem estar desperdiçando seu tempo. E aí? Tá curtindo o conteúdo do blog? Não deixa de assinar a newsletter.

Lições de Growth Marketing

Preencha os campos baixo para receber imediatamente a lição n° 01!