11 razões pelas quais o tráfego do seu site não está crescendo

Colocar uma tonelada de esforço em seu site e não ver nenhum tráfego é um pesadelo para qualquer um. Você escolhe tópicos potencialmente bons, contrata redatores de conteúdo e SEO, cria designs sofisticados e escreve conteúdo de qualidade.

Logicamente, você espera cliques e faturamento no bolso, mas não obtém nada!

Pois vou te contar aqui quais são os motivos da estagnação ou diminuição do tráfego do site. E, claro, vou mostrar como consertar isso e aumentar sua escalabilidade, ou seja, obter mais tráfego e mais cliques.

Bora começar?

Aperta o cinto e segue os pontos 👇

1. Você não insere as palavras-chave de forma eficaz

Este é um dos erros mais comuns e um dos mais fatais. Seu conteúdo pode ser super útil e relevante, mas no mundo do SEO, de nada vale se você não distribuir as palavras-chave de forma correta.

Sem palavras-chave, os mecanismos de pesquisa podem não conseguir entender sobre o que é o seu conteúdo e, portanto, não o classificarão para a consulta desejada. Como resultado, sua página ficará ociosa e sem tráfego.

2. Você está segmentando palavras-chave muito difíceis

Seu conteúdo pode estar devidamente otimizado e apresentar todas as palavras-chave que você mapeou. 

Ainda assim, suas páginas podem não ter uma boa classificação porque as palavras-chave escolhidas são de uma concorrência muito alta.

– digamos, seus concorrentes de buscas são magnatas da indústria com toneladas de backlinks e alta classificação de domínio. Se o seu site não pertence a essa prateleira, é provável que palavras-chave com muito concorrência não vão surtir efeito.

3. Você está criando o tipo errado de conteúdo

Se você deseja classificar para determinadas palavras-chave, é importante saber quais tipos de conteúdo essas palavras-chave acionam.

Em outras palavras, você precisa entender a intenção de pesquisa por trás da palavra-chave. Uma página de produto no site de ecommerce provavelmente não será classificada para uma consulta de instruções, não importa quão boa seja essa página.

4. Seu conteúdo não agrega valor

Se você deseja que as pessoas leiam e compartilhem seu conteúdo, ele deve ser valioso e útil. Você tem que contar algo novo e apresentá-lo de forma digerível. 

Se o conteúdo for meia-boca, provavelmente você não atrairá visitantes.

Se você deseja obter tráfego, certifique-se de que seu conteúdo resolva as dores dos usuários. Estude o que preocupa seu público e explore seus interesses.

Uma dica boa é monitorar como as pessoas perguntam para o google.

Após extrair essas ideias, monte seu conteúdo com uma linguagem compreensível, cubra todos os aspectos do tópico pesquisado e preencha seu conteúdo com imagens, vídeos e infográficos – pessoas gostam de conteúdos visuais.

Não se esqueça de atualizar seu conteúdo regularmente

Mesmo tópicos que parecem perenes são influenciados pelas tendências e notícias do mercado.

5. Seu SEO técnico é ruim

Seu site deve ser otimizado adequadamente para se classificar nas buscas e obter tráfego. Consequentemente, suas chances de classificação são baixas se seu site estiver cheio de problemas técnicos.

Execute uma auditoria técnica por meio das ferramentas abaixo para encontrar possíveis problemas de SEO nas páginas do site:

  • Semrush
  • Ubersuggest
  • MOZ
  • Ahrefs
  • Google Search Console

6. O Google penalizou seu site

As penalidades do Google podem reduzir a classificação de uma única página, um grupo de páginas ou um site inteiro.

Na pior das hipóteses, seu site pode sair do índice. Desnecessário dizer que você não terá nenhum crescimento de tráfego neste caso.

O Google pode conceder a você uma penalidade manual para técnicas de SEO, como manipulação de links, redirecionamentos enganosos, camuflagem de página, etc.

Além das penalidades manuais, o Google pode penalizar seu site algoritmicamente por problemas técnicos em todo o site, como páginas duplicadas, conteúdo impróprio, problemas de redirecionamento e assim por diante.

As penalidades manuais são fáceis de identificar – acesse o Google Search Console e consulte o relatório de ações manuais na seção Segurança e ações manuais.

Caso tenha alguma penalidade amostra, examine a página afetada, identifique o que causou a sanção, corrija tudo e solicite uma revisão. 😁

7. Seu UX deixa muito a desejar

UX ruim é uma maneira direta de altas taxas de rejeição e baixo tráfego. 

Quando os usuários visitam sua página e são imediatamente atacados por pop-ups e banners irritantes, a jornada do cliente provavelmente terminará sem começar. 

Navegação ruim e carregamento lento também afetam negativamente a interação e aumentam as taxas de rejeição, tanto no computador quanto no celular . 

Verifique a experiência da sua página no Google Search Console (Experiência). Se alguma URL apresenta problemas, investigue-a com mais detalhes na opção Experiência na página:

Para uma análise ainda mais aprofundada, consulte o site Page Speed ​​Insights do Google.

8. Seus metaelementos não são bons

Metaelementos como títulos, descrições e dados estruturados são o que fazem seus snippets se destacarem nas SERPs (motores de buscas). A julgar por eles, os usuários decidem se uma página merece seus cliques ou não.

Logicamente, se o snippet for ruim, ele não receberá cliques. 😪

Olha só um exemplo de metaelementos bem bacaninha:

snippets

Revise cuidadosamente todos os seus títulos e descrições. Faça com que pareçam atraentes e cativantes para que os usuários tenham mais chances de clicar. 

Evite clickbaiting – títulos e descrições devem demonstrar claramente sobre o que é a página e mostrar seu valor.

Coloque as palavras-chave mais perto do início e siga as recomendações do Google sobre o tamanho do título e da descrição (60 caracteres para títulos e 160 para descrições). 

Embora essas recomendações não sejam obrigatórias e, na verdade, não haja limite físico, lembre-se de que o Google pode simplesmente não mostrar uma parte do seu título se ela exceder o limite da janela de visualização do snippet.

9. Você não investe o suficiente em publicidade

Obter tráfego suficiente sem publicidade online é difícil. Principalmente se seus concorrentes investirem em tráfego pago e conseguirem a parcela de cliques que poderia ter sido sua.

Revise suas campanhas publicitárias. É muito provável que os lances que eram muito caros anteriormente agora sejam bastante acessíveis e também você pode acrescentar outros canais de mídia paga com leilões mais baratos. 

Considere explorar um novo canal de tráfego de mídia paga: TikTok Ads, Taboola, Pinterest Ads…

Sai da bolha de só fazer tráfego pago no Google Ads e Meta Ads.

10. Seu site tem um design desatualizado

38% dos usuários desistem de um site se ele parecer horrível. Logicamente, não há chances de crescimento de tráfego e lucro se o design do seu site não for atualizado por anos.

Por exemplo, a página inicial da Apple era assim em 2005:

Apple em 2005
Dificilmente seria um sucesso de vendas nos dias de hoje. Se você não atualiza o design do site há muito tempo, vá e faça isso agora.

11. Você não utiliza mídias sociais

A presença nas redes sociais é imprescindível hoje em dia. 

As redes sociais ajudam a construir uma comunidade em torno da sua marca (pessoal ou corporativa) e estabelecer credibilidade e confiança nos usuários seguidores. 

Nas mídias sociais, as pessoas podem compartilhar e discutir seu conteúdo. E se você não estiver usando esse canal de crescimento, perderá uma fonte frutífera de tráfego.

Inclusive recomendo a leitura desse artigo para complementar a sua estratégia de crescimento: toque aqui para continuar o aprendizado.

Resumindo e finalizando…

O tráfego do site é mais do que SEO e mídia paga

Além da solidez técnica, é adequação de conteúdo, design atraente, estilo de comunicação, estratégia de publicidade, backlinks e até boca a boca. 

Eu espero de coração que este guia ajude você a aumentar o tráfego do seu site e atrair novos visitantes (pagantes hehe).

E a propósito, como você atrai tráfego para seu site? Vai aplicar alguma dessas ações?

Por fim, se não for pedir muito, se você acha que esse conteúdo vai ajudar alguém, compartilha aê!

Forte abraço e bora decolar! 🚀